Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

10 benefícios que os alimentos orgânicos podem proporcionar à sua saúde

29 de julho de 2015

12_12_05_MapaFeirasOrganicasIdec

A agricultura orgânica é o alicerce da agricultura familiar praticada pelo Projeto Interagir, patrocinado pela Petrobras, através da Petrobras Socioambiental. Essa prática une o homem à terra e fortalece as comunidades rurais e vem se popularizando cada vez mais. De acordo com o Ministério da Agricultura, o número de produtores orgânicos aumentou 22% em 2013, se comparado a 2012.

Abaixo foram listados 10 benefícios do consumo de alimentos provenientes da agricultura orgânica em relação aos alimentos industrializados:

 1- O primeiro e mais fundamental: alimentos industrializados possuem substâncias químicas produzidas pelos agrotóxicos. A produção de alimentos orgânicos não utiliza esses venenos e, dessa forma, evitam-se crises alérgicas e respiratórias, distúrbios hormonais, sobrepeso, problemas neurológicos e o até mesmo o temido câncer.

2- E mais, os alimentos livres de produtos químicos não têm nem o aroma nem o sabor alterado pelos venenos, ou seja, são mais confiáveis e nutritivos.

3- A agricultura orgânica é boa para o futuro do planeta, uma vez que ela se fundamenta na conservação dos recursos naturais. Os agrotóxicos, pelo contrário, afetam não apenas a saúde humana, mas a saúde da Terra, contaminando o solo, a água e os animais.

4- A agricultura tradicional destrói o solo, enquanto os procedimentos da agricultura orgânica visam a conservação do terreno. Técnicas como a rotação de cultura, plantio consorciado e compostagem (transformação do solo pobre em nutrientes em solo fértil) fazem com que ele permaneça constantemente produtivo.

5- A agricultura tradicional utiliza petróleo tanto para insumo de fertilizantes e agrotóxicos, quanto para sua principal característica, a intensa mecanização. Ao dispensar esses produtos, o cultivo orgânico incorpora a matéria orgânica ao solo e trata manualmente os canteiros, contribuindo para o aumento da mão-de-obra no campo.

6- Para quem duvida da qualidade e procedência dos produtos, saiba que assim como qualquer alimento, os orgânicos também possuem Selo de Certificação, que deve ser fornecido pelas associações e órgãos certificadores independentes. É a garantia que o consumidor está comprando alimentos livres de detritos tóxicos.

7- Frutas e legumes orgânicos podem ter até 40% mais antioxidantes (que agem impedindo que os radicais livres “oxidem”, ou seja, lesionem ou matem nossas células) do que as plantas convencionais.

8- Ajudam também na desintoxicação, pois purificam o organismo. Eles melhoram os problemas gastrointestinais e hepáticos, gerados pela química contida nos alimentos inorgânicos.

9- Os orgânicos conservam a qualidade da água. Sem o uso de venenos, que conseguem atravessar o solo, os lençóis freáticos, rios e lagos ficam mais protegidos.

10- O cultivo ecologicamente correto propicia a maior durabilidade das frutas e legumes. Um pé de alface orgânico, por exemplo, pode permanecer incólume por até uma semana dentro da geladeira.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.